Dúvidas Frequentes
Coaching é uma metodologia. Ou seja, é um conjunto de mecanismos e ferramentas que fazem com que as pessoas saiam do ponto A (vida atual) e cheguem no ponto B (vida desejada).
Não! O papel do Coach não é entregar respostas prontas a seu coachee (cliente), mas ajudá-lo na reflexão e, depois, na sua resposta. No processo de coaching não há respostas prontas e também não diz o que o cliente deve ou não fazer.
Em encontros semanais, on-line ou presenciais, o coach coloca o foco no desenvolvimento da capacidade do coachee (cliente) em reconhecer seus pontos fortes e suas qualidades, de modo a auxiliá-lo a desenvolver suas habilidades e pensamento estratégico, minimizando seus pontos fracos (defeitos).
Como resultados do Coaching há um maior auto-conhecimento e, por conseqüência, o aprimoramento de suas habilidades sociais, como: melhor desempenho no trabalho em equipe, melhora da relação familiar, melhora do diálogo consigo próprio e com os outros (comunicação assertiva), entre outros benefícios. Com o despertar da autoconsciência, o coachee desenvolve competências técnicas, interpessoais, emocionais e comportamentais, ampliando a percepção para novas possibilidades e mobilizando o indivíduo para ação rumo a seus objetivos.
Não! Coaching é um treinamento, um planejamento de vida, um rumo para a execução de metas. Ele não foca no passado, mas no presente, mirando na criação de um futuro próspero e satisfatório. O Coaching trabalha com uma área como “alavanca”, que será o foco do processo. A partir dele, os benefícios do coaching são irradiados para outras áreas da vida do coachee. Além disso, coaching tem data para terminar, pois é um processo.
Tem mais alguma dúvida? Fale comigo!